Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 6 de junho de 2017

7 vezes que invenções científicas se tornaram realidade

Os filmes de ficção são ótimos para propor à sociedade um vislumbre do futuro, bem como o passo a passo de como coisas podem acontecer com o tempo. Porém, algumas dessas invenções tão fascinantes acabaram por se tornando reais.

Veja a seguir as 9 vezes que invenções científicas se tornaram realidade:

9 – Fones de ouvido
A previsão: o diretor de ficção científica Ray Bradbury criou fones de ouvido dobrados em conchas em seu clássico “Fahrenheit 451.”

A realidade: a Apple começou a produção de fones de ouvido em massa na virada do milênio, e quase todas as empresas de áudio proeminentes fazem sua própria versão agora.
8 – Monitoramento de alta tecnologia
A previsão: o clássico distópico “1984” levou à invenção do termo “Orwelliano” para descrever uma sociedade que é controlada pela vigilância, por um segredo de estado e pela propaganda.

A realidade: o CCTV do Reino Unido e os métodos de coleta de dados da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos levantaram muitas questões sobre o equilíbrio entre a privacidade do cidadão e sua segurança.

7 – Impressoras 3D
A previsão: Star Trek previu todos os tipos de tecnologia futura. O replicador do show é essencialmente uma impressora 3D.

A realidade: com a impressão em 3D foi possível revolucionar uma série de indústrias. A tecnologia tornou possível a construção membros prostéticos e armas e talvez possa um dia produzir alimentos.

6 – Peças biônicas corporais
A previsão: Cyborgs (abreviação de “organismo cibernético”) são um suporte de ficção científica. Um dos primeiros e mais famosos personagens biônicos foi o “The Six Billion Dollar Man” de Steve Austin.

A realidade: “Nós podemos construí-lo. Temos a tecnologia. Temos a capacidade de construir o primeiro homem biônico do mundo”. Sim, essa frase não é uma fantasia nos dias de hoje, graças em parte aos médicos dos hospitais de renome mundial em Houston, onde os protótipos de órgãos biônicos e partes do corpo estão em desenvolvimento.

5 – Video chat
A previsão: O bate-papo por vídeo apareceu em obras de ficção científica há décadas, mesmo antes da invenção da televisão. A primeira instância mais citada é a série de novelas de ficção científica de 1911 chamada “Ralph 124 C 41+”.

A realidade: Os telefones de vídeo rudimentares surgiram pela primeira vez nos anos 50 e 60. O Skype, o FaceTime e outros aplicativos criaram programas de bate-papo ao vivo em todos os lugares nos últimos anos.

4 – Tablets
A previsão: um objeto que parece impressionantemente com o iPad moderno aparece no filme 2001: Uma Odisséia no Espaço de Stanley Kubrick, lançado em 1968.

A realidade: iPads e outros tablets têm sido um benefício para as empresas de tecnologia. A Samsung mesmo tentou argumentar que o dispositivo no filme de 1968 é tão parecido com o iPad que a ideia deveria ter sido uma cópia, apesar do argumento ter sido dispensado.

3 – Televisores Planos e Touchscreen
A previsão: Monitores de televisão super ilustrosos apareceram em tudo que é lugar, desde a casa dos Jetsons até os laboratórios criminosos em “Minority Report”.

A realidade: As telas planas não estão apenas disponíveis, mas também são relativamente acessíveis. Os monitores de tela sensível ao toque também já fazem completamente parte do nosso presente.

2 – Capas de invisibilidade
A previsão: Harry Potter e os amigos se cobriram com um manto de invisibilidade no enredo da saga.

A realidade: A tecnologia usa um material que pode manipular ondas eletromagnéticas. Ao dobrar a luz em torno de um objeto, é possível torná-lo invisível.

1 – Dardos de rastreamento de veículos
A previsão: James Bond tem entre seu arsenal uma arma que dispara dardos de rastreamento GPS que aderem a carros conduzidos pelos bandidos.

A realidade: Os departamentos da polícia nos EUA agora estão implantando os dispositivos para perseguições de alta velocidade.

Isso tudo nos prova que de fato estamos vivendo no futuro! [Chron]

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo