Header Ads

Breaking News
recent

Cientistas descobrem “segredo” em uma caneca da Segunda Guerra mundial

Foto de Caneca de Segunda Guerra Mundial
Você provavelmente já conhece o assustador contexto em que a segunda guerra mundial aconteceu. E até os dias de hoje detalhes do que aconteceu naquela época ainda são descobertos e revelados. Mas dessa vez, a descoberta realizada surpreendeu até mesmo pesquisadores, isso porque ela estava escondida sobre um fundo falso de uma caneca que pertenceu a algum judeu que esteve no campo de concentração Auschwitz.
A grande questão que torna essa descoberta tão especial, é que a tal caneca, esteve a anos exposta no Museu de Auschwitz, mas só foi descoberta recentemente. Ou seja, o fundo falso que foi criado para enganar os nazistas, foi tão eficiente, que não levantou suspeitas nem mesmo dos funcionários do museu.
Fotos de uma Caneca da Segunda Guerra Mundial
A caneca pertencia a coleção de 12.000 esmaltados de cozinha que pertenciam a judeus e que foram levados para o campo de concentração. Mas porque os judeus levavam esse tipo de objeto para os campos?

Bom, acontece que os alemães mentiram incessantemente para os judeus, e na hora de leva-los para os assustadores campos, eles os informaram que eles deveriam levar bagagem, pois seriam realocados em um novo local, porém deveriam levar poucas coisas.

Na realidade, o que os nazistas queriam (e sabiam) é que os judeus obviamente levariam seus mais valiosos pertences juntamente com essa bagagem. E é por isso que ela foi retida e vasculhada as avezas pelos militares.

Exatamente por saber disso, um dos funcionários do museu que realizava uma manutenção de rotina nas peças, e percebeu que o fundo desta caneca em especial estava instável, solicitou que a caneca passasse por um raio X.

Foi aí, que o aparelho detectou a presença de ouro, cobre, e prata em uma espécie de departamento falso. Só depois da confirmação, o fundo foi realmente removível, segundo uma estimativa, ele havia sido produzido a partir de um recorte de lata.

O que havia dentro da caneca era incrível, um par de joias, mais precisamente um anel de ouro cravejado de pedras menores com a sobreposição de uma pedra maior, que pertenceu a alguma Judia, mas inexplicavelmente a pedra maior do anel não estava contida na embalagem, além dele existia também na caneca um colar de ouro envolto sobre uma espécie de tecido de proteção.

Ambas as peças também continham um brasão comum a época, a cabeça de um cavaleiro com o número 3 agregado. Isso significava na Polônia daquela época, que o teor do ouro das peças possuía 583 partes por mil.

Infelizmente não há nada nos objetos que indiquem a quem pertenciam, mas sem dúvida alguma a descoberta é capaz de nos levar a uma reflexa de valores bastante comovente.
Foto do colar achado em caneca da Segunda Guerra Mundial
Foto do Anel achado na caneca da Segunda Guerra Mundial  
Foto da Caneca com segredo

Tecnologia do Blogger.