Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Museu reúne fotos manipuladas um século antes do Photoshop

 Malabarismo com cabeças faz parte da exposição "Faking it" (Foto Reprodução)

O uso do Photoshop, a partir dos anos 1990, popularizou a edição de fotografias, mas muito antes disso já se podia modificar imagens. Uma exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, pretende mostrar justamente as manipulações anteriores à Era Digital.

Intitulada “Faking It: Manipulated Photography Before Photoshop”, a exposição apresenta 200 fotografias, feitas entre as décadas de 1840 e 1990. A ideia é mostrar como os fotógrafos utilizavam a manipulação pré-Photoshop também para enganar ou para fazer humor.

As técnicas usadas nessas imagens incluem a múltipla exposição (na qual o mesmo filme é exposto várias vezes), impressão combinada (na qual uma única impressão é exposta a vários filmes), fotomontagem, overpaiting e pintura sobre o negativo ou foto impressa. As fotografias estarão divididas em sete seções: “Fotos perfeitas”, “Truque em nome da arte”, “Política e persuasão”, “Inovação e entretenimento”, “Imagens em impressão”, “Olhos da mente” e “Protoshop”.

A exposição ficará em exibição até janeiro de 2013. A partir de setembro, o Metropolitan Museum of Art apresenta também uma exposição sobre a manipulação pós-Photoshop, chamada “After Photoshop: Manipulated Photography in the Digital Era” (Depois do Photoshop: Manipulação Fotográfica na Era Digital).

Veja uma amostra das fotografias da exposição, feitas sem a ajuda de programas de editoração eletrônica:

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo