Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fotógrafo canadense mistura retratos de família em série

Filho e pai: Nathan, 7 anos, e Ulric, 29 anos (Foto: Ulric Collette)

Desde 2008, o ensaio “Split Family Faces”, do fotógrafo canadense Ulric Collette, vem fazendo sucesso dentro e fora da rede. O projeto, que faz parte da série “Genetic Portraits”, consiste em juntar fotos do rosto de parentes próximos – como pais e filhos, irmãos ou primos – em uma só, salientando os traços hereditários entre os membros da família.

Inicialmente divulgado na Internet, o trabalho acabou se transformando um viral no ano passado. No período de apenas uma semana, em agosto, o site de Ulric chegou a receber 100 mil visitas, e sua conta no Vimeo teve cerca de 128 mil acessos. A série já ganhou tanta notoriedade que foi publicada em várias revistas e livros internacionais, como "Prisma", "Global Investor", "Fubiz" e "Adobe", além de ter levado Ulric à final do Leão de Cannes, a mais alta premiação da publicidade mundial.

O fotógrafo, atualmente diretor de arte em uma agência de publicidade em Quebec, deu início à série meio que por acaso. Autodidata, Ulric estava trabalhando em um projeto do tipo “uma foto por dia” para aprender mais sobre técnicas de fotografia, iluminação de estúdio etc. Enquanto manipulava a imagem do seu filho no Photoshop, percebeu o quanto ele se parecia consigo próprio quando criança. A partir daí, o artista pensou em como seria interessante usar semelhanças genéticas e técnicas de envelhecimento como o principal objeto de um projeto de pesquisa fotográfica.

O melhor da história é que a série não deve ter fim. Para Ulric, como há um grande potencial no tema “genética”, o que provavelmente acontecerá é que o projeto deverá ir se reformulando com o tempo e ganhando novos contornos. Para acompanhar a evolução desta excelente jornada fotográfica, basta curtir a página do fotógrafo no Facebook.
 
Gêmeas: Laurence e Christine, 20 anos (Foto: Ulric Collette) 
 Irmã e irmão: Karine, 29 anos, e Dany, 25 anos (Foto: Ulric Collette)
 Filha e mãe: Marie-Pier, 18 anos, e N'sira, 49 anos (Foto: Ulric Collette) 
Pai e filha: Daniel, 60 anos, e Isabelle, 32 anos (Foto: Ulric Collette) 
Gêmeos: Alex e Sandrine, 20 anos (Foto: Ulric Collette)

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo