Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Amputado de braços e pernas, francês conclui turnê mundial a nado

O nadador francês Philippe Croizon, que precisou amputar os braços e as pernas depois de um acidente, elétrico no ano de 1994 conseguiu atravessar o estreito de Behring neste sábado 18, anunciaram os representantes da expedição que acompanharam o francês na façanha. Esta foi a última etapa do projeto de uma turnê mundial do atleta.

O nadador francês, de 44 anos, terminou neste sábado a última etapa da volta ao mundo a nado iniciada em maio, que previa provas em todos os oceanos. Philippe Croizon já atravessou o estreito de Gilbraltar, que liga a África à Europa, e o mar Vermelho, que une a Oceania, a África e a Ásia.

Na prova que marcou o fim da sua turnê neste sábado, as condições eram extremas e a temperatura da água na região era de apenas 4 graus. Mas Philippe Croizon superou as dificuldades e concluiu os quatro quilômetros em cerca de uma hora e 15 minutos, o trecho entre as ilhas Diomedes, situadas entre o Alaska e a Rússia. Na chegada, ele declarou que estava ‘’totalmente sem energia’’, apesar da ajuda do nadador Arnaud Chassery, que o acompanhou durante toda a travessia, e, emocionado, lembrou: "nada é impossível."
O projeto de Philippe, ‘’Nadar além das fronteiras’’, tinha por objetivo, segundo o francês, "promover a igualdade e a fraternidade entre todos os homens, válidos e inválidos." Para executar o feito inédito, Philippe utilizou duas próteses parecidas com um pé de pato, nada nos braços, e treinou cerca de 35 horas por semana. No início, ele pretendia iniciar a prova na Rússia, mas as autoridades do país recusaram sua entrada no território.

Víitima de choque elétrico de 20 mil volts quando desmontava uma antena de TV no teto de casa, Philippe Croizon foi obrigado a amputar os braços e as pernas em 1994. Exemplo de vida e de determinação, ele decidiu mostrar que era possível superar suas limitações físicas. Com o fim da volta ao mundo, o francês agora deve ir para Londres, onde será comentarista nos Jogos Paraolímpicos, que acontecem do dia 29 de agosto a 9 de setembro.
Fonte: Brasil Universo Digital / RFI Portugês

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo