Header Ads

Breaking News
recent

Mariposa vampiro: um mistério para os cientistas

Você já ouviu falar de uma mariposa que se alimenta de sangue? 

Este animal foi descoberto em 2006 na Rússia por cientistas da Universidade da Flórida. Trata-se da mariposa cujo nome científico é Calyptra thalictr.

Inicialmente este inseto alimentava-se de frutas e por algum motivo modificou o seu hábito alimentar. Os cientistas não sabem dizer o motivo desta mudança, mas afirmam que apenas os machos usam o sangue como alimento, inclusive sangue humano.

A cientista responsável pela pesquisa, a entomologista Jennifer Zaspel, explica que a população de mariposas poderia estar em uma "trajetória evolutiva" e que talvez os machos utilizem os nutrientes, obtidos pela ingestão do sangue, para dar às fêmeas como presente. Assim as fêmeas conseguiriam colocar ovos com mais nutrientes armazenados de onde se desenvolveriam lagartas mais saudáveis. No entanto, esta afirmação é apenas uma especulação e para a sua confirmação seriam necessários mais estudos.

O peso corporal dos machos não se altera com esta alimentação e as pessoas podem ficar despreocupadas porque o inseto não transmite nenhuma doença com a sua picada. Estudos mais profundos serão realizados para entender como é feita a perfuração do animal na pele de seres humanos.

Tecnologia do Blogger.