Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Lançamento de "boneca retardada" na Suécia causa polêmica.

O lançamento de uma "boneca retardada" na Suécia está causando polêmica. O brinquedo chegou às prateleiras de lojas em Gotemburgo e provocou reações ruidosas e raivosas.

A boneca foi criada por uma instituição - a GIL - cujo objetivo é chamar atenção para o tratamento de pessoas com deficiências.  "Ela não sua, não faz sexo, não bebe e não faz cocô. Muito melhor que uma retardada normal", diz a embalagem.

Pelo texto, parece bola fora, né? Mas é uma provocação. A instituição, quetrabalha para que os deficientes tenham condições de viver de forma independente, afirma que a boneca, que apresenta sinais de paralisia cerebral, foi desenvolvida para estimular a discussão de como os deficientes são tratados na Suécia.

"A maior parte das pessoas diz coisas como: 'Oh, que bom que você consiga comprar sua própria comida!' Isto faz o deficiente se sentir como um total idiota. As pessoas com deficiência não precisam ser tratadas com bondade exagerada. Somos pessoas como qualquer outra. Trate-nos desse jeito. Se você tem uma grande necessidade de ficar agarrado a um retardado, é melhor então comprar a boneca", disse Anders Westgerd, da GIL, de acordo com o site "The Local".

Mau gosto ou ação válida?

Fonte: Brasil Universo Digital / Page Not Found

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo