Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Igreja Anglicana lança ovo de Páscoa que “celebra Jesus”

A Igreja Anglicana, a igreja mais tradicional da Inglaterra, decidiu inovar e está lançando “The Real Easter Egg” [O Verdadeiro Ovo da Páscoa]. Como o nome indica, a ideia é usar o ovo de chocolate tradicional dessa época para “celebrar Jesus”, já que menciona seu nome na embalagem.

O produto é politicamente correto, com selo de “fair trade” [comércio justo], que certifica que um preço justo foi pago aos plantadores de cacau, que por sua vez evitam usar pesticidas e agrotóxicos nas suas plantações. Também chama a atenção o fato de uma parte do preço pago pelo ovo ser revertido para ação social, beneficiando as instituições Baby Lifeline, que apóia mães e bebês recém-nascidos carentes, e a Traidcraft, que ajuda pequenos agricultores e produtores em vários países.

Uma campanha foi lançada no segundo semestre de 2010, quando fez-se um pedido nacional para que os membros das igrejas, bem como alunos de escolas ou outras instituições ligadas à Igreja Anglicana, fizessem a encomenda do ovo pela Internet. Mais de 70.000 unidades foram vendidas em pouco tempo, esgotando o suprimento inicial.

Cerca de 3 meses do lançamento, o ovo tornou-se um dos maiores sucessos de vendas online no Reino Unido. Agora começou a negociação com as maiores redes varejistas britânicas para que a comercialização também ocorra em supermercados e grandes redes.

Mais de 80 milhões de ovos de Páscoa são vendidos todo ano no Reino Unido. Tradicionalmente, a ideia do ovo é simbolizar a vida e o novo renascimento. Porém, o reverendo Nigel McCulloch, bispo de Manchester, disse: “Esperamos que todos os supermercados comercializem o primeiro e único ovo de chocolate no Reino Unido que realmente explica o significado da Páscoa. Como faremos doações a obras sociais, ele nos ajuda a pensar sobre os temas cristãos da Páscoa, como esperança e vida nova”.

Seus criadores esperam ir além, usando os ovos para ensinar às crianças, além do significado da Páscoa, conceitos de cidadania, a importância do Comércio Justo e a necessidade de se fazer obras de cunho social.

Cada unidade de 125 gramas é feita com manteiga de cacau natural e gordura vegetal orgânica. É vendida por 4 libras esterlinas e a doação para a caridade será de 10% desse valor.

Participante da equipe que criou o produto, David Marshall declarou: “Estamos muito contentes que nossos clientes fizeram o ‘Verdadeiro Ovo da Páscoa’ ser um sucesso. Acredito que conseguimos provar que as pessoas não têm medo de comprar um ovo que fale de Jesus e esperamos ter mudado a Páscoa para sempre”.

A proposta surge em meio a uma crescente oposição ao cristianismo no Reino Unido. Apesar de ser a religião oficial do país, os cristãos enfrentam novas leis que, com o objetivo de promover igualdade, acabam por restringir a pregação pública. Especialista em questões religiosas, o Dr. Massimo Introvigne explica: ”A liberdade religiosa inclui a liberdade de culto dentro de uma igreja, mas também a liberdade de pregar fora dela”.

Chamado de “saboroso instrumento de pregação”, o ovo procura apelar para as pessoas “que estão curiosas sobre o verdadeiro significado da Páscoa”. Para a Igreja Anglicana, o sucesso de seu produto está estimulando um movimento para levar as boas novas para fora da igreja e alcançar um público maior. A caixa do produto traz a inscrição: “Pense … quando você dá o Verdadeiro Ovo de Páscoa a alguém, não está apenas dando um chocolate delicioso, mas algo muito mais significativo”. Cada caixa traz na lateral um pequeno texto que fala sobre a vida, morte e ressurreição de Jesus.

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo