Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Placa 'nazista' causa polêmica na Nova Zelândia

Autoridades da Nova Zelândia permitiram a uma motorista o uso de uma placa em seu carro que está gerando controvérsia: "ARYAN 1". O "Detran" de lá recebeu queixas de que a placa tem uma mensagem nazista, mas não impôs restrições. Aryan (ariano, caucasiano não-judeu) é a "raça" que Adolf Hilter considerava superior.
Mas a dona do veículo, Lisa Marie Thompson, moradora de Wellington, garante que a placa não faz qualquer alusão a nazismo ou supremacia branca. Mas sim foi uma forma de homenagear o seu antigo namorado, Andrew Ryan, quatro anos atrás. O órgão de transporte manifestou repúdio ao nazismo e a qualquer forma de racismo, mas decidiu que proibir o uso da placa cercearia o direito de livre expressão garantido a todos os cidadãos do país da Oceania, segundo reportagem do site Stuff.
Lisa Marie e Andrew não estão mais juntos, porém a neozelandesa não pretende mudar a placa do seu carro 93.
"Vou olhar no dicionário e ver o que isso quer dizer, mas uso há quatro anos e nunca tive problema", disse a mulher de 32 anos.
O órgão, entretanto, proíbe placas de automóveis com mensagens obscenas, ameaças à polícia ou apologia a drogas e crime.

  ©Brasil Universo Digital - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo